COMPORTAS ADUFAS E PEDESTAIS

COMPORTAS, ADUFAS E PEDESTAIS

CONEXÕES DE FERRO FUNDIDO

VOLANTE

Dimensões e Massas
Abrev.: VOL (completar com o nº do modelo)
Descrição:
O volante, fabricado em ferro dúctil, é utilizado no caso de acionamento manual de registros e válvulas borboleta. É colocado diretamente no quadrado da haste da própria válvula, da haste de prolongamento ou sobre o redutor e nunca sobre cabeçote.

Especificações Técnicas

VOLANTE

Volante em ferro fundido dúctil NBR 6916 classe 42012 utilizado para acionamento direto e indireto de válvulas gaveta com cunha metálica ou com cunha emborrachada e de válvulas borboleta para acionamento indireto. Revestido com esmalte acrílico de alto brilho na cor preta.

Volante Válvula Borboleta
Consultar a Copersan

CABEÇOTE

Abrev: CAB (completar com o nº do modelo)

Descrição:

O cabeçote, fabricado em ferro dúctil, é utilizado no caso de manobra de registros e válvulas borboleta com chave T, podendo também ser acionado através de hastes de prolongamento.


- Cabeçote Válvula Borboleta
  Consultar a Copersan

CHAVE T

Descrição:

A chave T é utilizada para acionamento manual de aparelhos instalados sob tampas, em caixas ou abaixo do nível de comando. Deve ser utilizada sobre os cabeçotes. Fabricada em Aço SAE 1020, a chave T apresenta uma ponta do braço inclinada e afilada de tal modo que, encaixada no orifício dos tampões, pode ser usada como alavanca para abrí-los. A chave T adapta-se aos cabeçotes Copersan, para acionamento de todas as válvulas gaveta com cunha emborrachada, válvulas gaveta com cunha metálica até o número 9 e todas as válvulas borboleta.
Dimensões e Massas:

Revestimento
Primer epóxi - poliamida de alta espessura, acabamento fosco azul RAL 5005 espessura mínima de película seca de 150 micra.

Dimensões e Massas

Massa: 9,5 kg
Cotas em mm
Abrev.: CHT

Especificações Técnicas

Chave T, comprimento total de 1m confeccionada em aço carbono tipo SAE 1020 com alavanca para abertura de tampões e boca de chave soldada. Pintura de fundo com primer epóxi de alta espessura, bi-componente, curado com poliamida. Acabamento fosco azul RAL 5005 espessura mínima de película seca de 150 micra.

HASTES DE PROLONGAMENTO

Figura-1
1-Chave T
2-Cabeçote
3-Quadrado da haste
4-Haste
5-Boca de chave
6-Cabeçote do aparelho a manobrar
7-Volante

Figura-2
1-Luva do pedestal de suspensão
2-Luva do pedestal
3-Rosca da haste
4-Haste
5-Boca de chave
6-Cabeçote do aparelho a manobrar
7-Luva da comporta
Descrição

As hastes de prolongamento, fabricadas em aço carbono SAE 1020 trefilado, servem para ligar aparelhos a manobrar aos acessórios de manobra (volantes, pedestais e chaves T), quando estes estão em níveis diferentes.

Nota: materiais alternativos consultar a Copersan.

Tamanho das Hastes

As hastes de prolongamento são fornecidas inteiras em comprimentos de até 5 metros. Em comprimentos maiores que 5 metros, as hastes são fornecidas em duas ou mais seções, acopladas por luvas para hastes.

IMPORTANTE: 1) Flambagem: como o ferro trefilado é flexível, recomenda-se o emprego de um mancal intermediário para guiar a haste a intervalos máximos de 2 metros (haste de 1 1/8") ou 3 metros (haste de 1 3/4", 2", 2 1/2" e 2 5/8'').
Revestimento
Pintura epóxi poliamida de alta espessura sem pigmentos tóxicos, acabamento fosco azul RAL 5005, espessura mínima de película seca de 150 micra.

Instalação
Haste com Quadrado e Boca de Chave Haste com Rosca e Boca de Chave para uso com Pedestal de Manobra Haste com duas Roscas para uso com Pedestal de Suspensão
para uso com
cabeçote e chave T para uso com
volante

Especificações Técnicas

Haste de Prolongamento com Rosca e Boca de Chave, confeccionada em aço carbono tipo SAE 1020 com rosca BSW em uma de suas extremidades de boca de chave soldada na outra. Pintura de fundo com primer de fundo epóxi de alta espessura, bi-componente, curado com poliamida e sem pigmentos anticorrosivos tóxicos. Acabamento fosco azul RAL 5005 espessura mínima de película seca de 150 micra.

Haste de Prolongamento com 2 Roscas, confeccionadas em aço carbono tipo SAE 1020 com 2 roscas BSW em suas extremidades. Pintura de fundo com primer epóxi de alta espessura, bi-componente, curado com poliamida e sem pigmentos anticorrosivos tóxicos . Acabamento fosco azul RAL 5005 espessura mínima de película seca 150 micra.

Haste de Prolongamento com Quadrado de Boca de Chave, confeccionada em aço carbono tipo SAE 1020 com rosca BSW em uma das extremidades e boca de chave soldada na outra. Pintura de fundo com primer epóxi de alta espessura, bi-componente, curado com poliamida e sem pigmentos anticorrosivos tóxicos. Acabamento fosco azul RAL 5005 espessura mínima de película seca de 150 micra.

Acessórios

Luva para haste, confeccionada em ferro fundido dúctil (NBR 6916 classe 42012) com rosca interna, destinada a unir hastes de prolongamento. Pintura de fundo com primer epóxi de alta espessura, bi-componente, curado com poliamida e sem pigmentos anticorrosivos tóxicos. Acabamento fosco azul RAL 5005 espessura mínima de película seca de 150 micra.

Mancal intermediário para haste, completo com chumbadores tipo rabo de andorinha. Suporte e mancal confeccionados em ferro fundido dúctil (NBR 6916 classe 42012). Pintura de fundo com primer de epóxi de alta espessura, bi-componente, curado com poliamida e sem pigmentos anticorrosivos tóxicos. Acabamento fosco, azul RAL 5005, espessura mínima de película seca de 150 micra. Parafusos e chumbadores confeccionados em aço SAE 1020 revestidos com galvanização eletrolítica.

LUVAS

Abrev.: LUH (completar com o número do modelo) 

Descrição:
As luvas para hastes, fabricadas em ferro dúctil, destinam-se a unir segmentos de hastes de prolongamento.

PEDESTAL DE MANOBRA SIMPLES

Gabarito para chumbadores
(Cotas em mm) 4 furos 21
Descrição
São empregados na manobra de válvulas gaveta (registros) e borboleta, quando instalados embaixo de passarelas ou em locais pouco acessíveis (casas de bombas, barragens, etc). Disponíveis nas versões com e sem indicador de abertura.

Revestimento
Primer em epóxi de alta espessura, bi-componente, curado com poliamida e sem pigmentos anticorrosivos tóxicos. Acabamento fosco azul RAL 5005, espessura mínima de camada com película seca de 150 micra.

Nota: Pinturas especiais sob consulta.

PEDESTAL DE MANOBRA COM ENGRENAGENS

Gabarito para chumbadores
(Cotas em mm)
Descrição
São empregados na manobra de registros e válvulas borboleta, quando instalados embaixo de passarelas ou em locais pouco acessíveis (casas de bombas, barragens, etc).

Revestimento
Pintura epóxi poliamida.





PEDESTAL DE SUSPENSÃO SIMPLES

Gabarito para chumbadores 
(Cotas em mm) 
4 furos 21
Descrição
São empregados na manobra de comportas quadradas ou circulares nos DN 200 a 400 mm, instaladas embaixo de passarelas. Disponíveis nas versões com e sem indicador de abertura e tubo de proteção da haste.

Revestimento
Primer epóxi de alta espessura, bi-componente, curado com poliamida e sem pigmentos anticorrosivos tóxicos. Acabamento fosco azul RAL 5005, espessura mínima de camada com película seca de 150 micra.

Nota: Pinturas especiais sob consulta.

PEDESTAL DE SUSPENSÃO COM ENGRENAGENS, REDUÇÃO SIMPLES E INDICADOR DE POSIÇÃO

Descrição
São empregados na manobra de comportas quadradas ou circulares nos DN 500 a 2500, instaladas embaixo de passarelas, estando disponível nas configurações 10 MCA e/ou 23 MCA, sendo ambas comercializadas c/ indicador de posição.

Revestimento
Primer epóxi bi-componente de alta espessura curado com poliamida e sem pigmentos anticorrosivos tóxicos. Acabamento fosco, azul RAL 5005, espessura mínima de camada com película seca de 150 micra.

Nota: Pinturas especiais sob consulta

MANCAIS INTERMEDIÁRIOS

Descrição:
Os mancais intermediários, fabricados em ferro dúctil, são utilizados para guiar as hastes de prolongamento. 
Obs: Para evitar a flambagem, os mancais devem ser instalados de 2 em 2 metros, para hastes de 1 1/8", e de 3 em 3 metros para as hastes de diâmetros maiores. 

TUBO INTEGRAL COM FLANGES

Figura-1
Abrev.: TD5 *(1)
Massa: 5 kg 
Cotas em mm
Figura-2
Abrev.: TD19
Massa: 19 kg 
Cotas em mm
Nota: * (1) Disponível na versão com trava sob consulta.
Descrição
Registros sem redutor até DN 300 e registros e válvulas com redutores instalados em subsolo podem ser operados desde a superfície. Tampas de ferro dúctil, quando fechadas, protegem o conjunto e quando abertas, permitem o acesso da chave T ao quadrado da haste, para efetuar a manobra.

 


FAÇA UM ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com você o mais breve possível.

Share by: