Blog Post

Para onde vai o Esgoto?

  • Por Kathléen Carneiro
  • 06 set., 2018

Antes de pensarmos o caminho que o esgoto faz, vamos pensar o que é isso. Esgoto é toda aquela água proveniente desde o banho, limpeza de roupas, louças ou descarga do vaso sanitário até água da chuva. As suas denominações variam conforme a forma e local em que é produzido. Temos os que são produzidos nas residências, esgoto residencial; os que são produzidos em indústrias, esgoto industrial; e o da coleta da água da chuva que é direcionada para as galerias pluviais, esgoto pluvial.

Essa diferenciação é indispensável devido à necessidade de tratamento específico para cada tipo de esgoto. Isso porque para cada categoria ocorre formação de substâncias diferentes e necessidades de sistemas específicos para afastar e tratar os resíduos. O esgoto pluvial não pode ser lançado nas mesmas redes de esgoto que os residenciais e industriais, no caso do Brasil. Isso só é possível por meio de uma rede de encanamento composta por tubos e conexões (tamponamento, peças de transição) que forma uma linha de esgoto eficiente e capaz de direcionar cada um ao seu caminho de tratamento.


Mas pra onde esse esgoto vai?

Ele pode seguir dois caminhos distintos:

  1. Se ele não for tratado, ele pode sair da sua casa ou empresa, passar por um sistema de distribuição da cidade, porém, ao invés de ir para uma estação de tratamento, ele segue para algum córrego, riacho ou rio. Nessas situações que vemos vários locais do nosso país que possuem esgoto a céu aberto, o que intensifica as possibilidades de doenças.
  2. No caso do esgoto tratado, ele sai da sua casa ou empresa, vai para o sistema de distribuição da cidade que o encaminha para uma estação de tratamento da água.

As instituições responsáveis pelo tratamento são denominadas por estados. O tratamento possui três modalidades de coleta de esgoto que é construída por tubos e conexões (cruzetas, junções, flanges, reduções, luvas dentre outras):

  • Sistema Unitário - a coleta do esgoto doméstico, pluvial e industrial passam por um único coletor.
  • Sistema Separado - o esgoto pluvial fica separado do esgoto doméstico e industrial. É o sistema usado no Brasil.
  • Sistema Misto - recebe o esgoto sanitário e parte das águas pluviais.

Com base em alguns dados apresentados na publicação sobre saneamento básico, podemos perceber que grande parte da população não tem acesso a coleta de esgoto, mesmo que esse seja um direito de toda população. Essa é uma questão ainda de constante reflexão e debate.

Por Kathléen Carneiro 23 nov., 2018
Recurso natural fundamental para a sobrevivência humana, não é só porque mais de 50% da composição do nosso corpo é água, mas esse elemento está presente em todos os lugares de nossa vida.
Por Stephanie Carneiro 06 set., 2018
É direito do cidadão ter acesso a saneamento básico, e mais de da metade dos municípios não tem projetos elaborados, para obter verba federais, e este fator afeta diretamente a vida humana, e do planeta.
Mais Posts
Share by: